quarta-feira, 31 de maio de 2017

O COACHING NAS ORGANIZAÇÕES PARA A RETENÇÃO DE TALENTOS.

As empresas tem percebido cada dia mais a importância de reter talentos, e gerir o seu capital humano. Para isso tem utilizado o coaching também no desenvolvimento de seus colaboradores. Como pode ser definido o papel do coaching nesse contexto? 
As organizações passam por processos cíclicos cada vez mais curtos e dinâmicos, e gerir o capital humano na retenção de talentos é um desafio ímpar nos dias atuais. Dentro desta dinâmica, é essencial o papel da gestão ao conduzir processos capacitativos principalmente norteados pelo coaching. Quando os colaboradores sentem-se acolhidos, acompanhados e orientados, tem mais chance de fidelizarem-se à organização, e naturalmente potencializa as chances de retenção por parte da empresa. No desempenho de um papel estratégico, tanto o gestor pode atuar como líder coach, ou um profissional com esta formação pode ser contratado para implementar a metodologia na organização. Existem inúmeras possibilidades e ferramentas que podem ser utilizadas de forma contextualizada para a retenção de talentos; seja na formação de liderança, gestão de conflitos, capacitação em processos de upgrade, realocação, bem como treinamento comportamental. Criando condições que potencializem as competências dos indivíduos, conduzindo-os a assumirem responsabilidades por capacitação e mérito, estimula-se o aperfeiçoamento das qualidades no processo evolutivo, valorizando-os na mesma proporção das expectativas que a organização tem sobre eles. Como a premissa do coaching é sair do estado atual para o estado projetado, o processo acaba potencializando com velocidade acelerada a trajetória dos envolvidos gerando resultados surpreendentes.

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